domingo, 19 de novembro de 2017

Ophiacodon

O Ophiacodon era um dinossauro dominante durante o período Pérmico. Ele vivia nas margens dos rios e dos lagos da América do Norte e pensa-se que pesava entre 30 a 50 kg e que tenha medido até 3,50 m de comprimento.
O Ophiacodon não tinha pele de lagarto por isso, tinha que regular a temperatura do seu corpo de outra maneira. Ele regulava a temperatura através da rápida transformação da energia da sua alimentação.
A cabeça do Ophiacodon tinha uma forma alongada, permitindo-lhe a formação de maxilares com músculos compridos, que permitiam abrir a boca. Os seus olhos estavam um bocado de lado, de modo a que tivesse um campo de visão bastante alargado. Caso Ophiacodon esperasse em águas pouco profundas ou na margem dos rios e dos lagos, podia sem muito movimento aguardar e vigiar as suas presas, que na maioria eram peixes. Com a boca aberta, apanhava-os e depois voltava para trás para os comer com calma.
O Ophiacodon podia nadar, mas também movimentava-se bem em terra. As suas pernas estavam um pouco mais abaixo do corpo, de modo a que conseguisse andar bastante rápido como o rastejo típico dos répteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário